Receita de biscoitos de Natal para fazer com as crianças

10 dezembro, 2015
por:

O melhor do Natal é reunir a família, não é verdade? Ainda mais para resgatar uma tradição tão antiga como fazer aqueles biscoitinhos amanteigados típicos desta época do ano. As crianças podem ajudar no preparo e, com certeza, vão adorar a tarde de diversão na cozinha!

Receita_de_biscoitos_de_Natal-Mae_tipo_eu

Imagem: Pixabay

Que tal então colocar a mão na massa e preparar deliciosos biscoitos de Natal com os seus filhos? Confira a seguir o passo a passo de uma receita muito prática e fácil de fazer.

E nem esquente com a bagunça durante a preparação, ela faz parte da brincadeira! Se o filhote acabar se lambuzando, não tem problema, aqui tem ótimas dicas de como lavar roupa de bebê na máquina e remover facilmente as manchas.

Ingredientes:

 Massa 

  • 2 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de manteiga
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
Imagem: Gordon

Imagem: Gordon

Glacê

  • 2 claras de ovo em neve
  • 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão
  • corantes de alimentos

Modo de preparo:

Antes de vocês começarem o preparo dos biscoitos, o primeiro passo é aquecer o forno e retirar a manteiga da geladeira, para que ela fique à temperatura ambiente. Quando ela já estiver mole, é hora de começar a diversão!

Imagem: Nathan Bittinger

Imagem: Nathan Bittinger

Usando as mãos, amassem bem a manteiga, o açúcar e os dois ovos até obter um creme liso. Em seguida adicionem o fermento, a essência de baunilha, o sal e acrescentem aos poucos a farinha de trigo, mexendo bem até a massa estiver homogênea e soltando das mãos.

Então, levem a massa para descansar por cerca de 20 minutos na geladeira, enquanto vocês preparam o glacê. Batam na batedeira as claras com o açúcar de confeiteiro, começando com uma velocidade baixa e vão aumentando à medida em que acrescentam o limão e o açúcar, até obterem uma consistência firme.

Quando o glacê estiver pronto, dividam-o em porções menores e acrescentem algumas gotas de corante de alimento até obterem as cores desejadas. Coloquem, então, o glacê colorido em saquinhos e recortem as pontas.

Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

Depois, retirem a massa da geladeira e abram-na com o auxílio de um rolo, até ela ficar com uma espessura de cerca de um centímetro. Agora é só usar formas ou uma faca para cortar os biscoitos, que podem ter aqueles formatos mais tradicionais como boneco, árvore de Natal, bota, presente, estrela, boneco de neve… ou o que mais a imaginação de vocês mandar!

Levem os biscoitos ao forno em temperatura média (cerca de 180ºC) por cerca de 15 minutos, ou até que estejam dourados. Por fim, é só decorar os biscoitos, cobrindo-os total ou parcialmente com o glacê. Vocês também podem usar chocolate granulado, M&Ms e o que mais houver disponível na cozinha.

Imagem: Josh Grenier

Imagem: Josh Grenier

Agora vem a melhor parte: a hora de degustar os quitutes preparados pelos pequenos chefs. Que tal reunir a família em torno da mesa para um chá da tarde? Depois todos podem ajudar a organizar a cozinha. E precisando, é só conferir as dicas de como lavar roupa de bebê acima. 😉

E aí, se animou em preparar biscoitos natalinos com os seus filhos? Você tem alguma receita de família para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário!

Por: Cecília Gibson

Tags:

Comente no Facebook

Os comentários estão fechados.

Posts relacionados com esta matéria