Organização da Geladeira

25 fevereiro, 2016

Olá mamães, estou muito feliz em participar deste projeto e poder dividir as minhas experiências como home organizer. Desejo profundamente que a troca de informações sobre os temas da organização contagie você!

E na minha estreia, é uma satisfação poder falar do eletrodoméstico mais importante do lar, o refrigerador ou a geladeira!

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-4

Existem 5 modelos de geladeira mais usados no Brasil: de uma porta, duplex tradicional, inverse, side by side e french door.

Quando estou planejando a rotina mensal de um lar, oriento sempre ter em mente que organizar a geladeira é um item programado e foge das tarefas diárias pois, leva umas boas horas de dedicação para ser eficaz. E, independentemente do modelo escolhido para o seu projeto de cozinha e estilo de vida, ela deve ser organizada 2 vezes ao mês para evitar doenças e manter boas práticas de higiene.

E, para todo tipo de geladeira são 6 regras básicas para seguir: Esvaziar, triagem de validade, limpar, higienizar, desodorizar e voltar com os alimentos e utensílios.

Detalhamento de limpeza:

1- Afastar da parede ou do móvel e desligar da energia;

2- Esvaziar e olhar a validade dos frascos, aspecto de cada alimento, potes e utensílios;

3- Detergente para limpar (10 gotas para 1 litro d´água – limpe todas as partes e passe pano para secar);

4- Vinagre branco para desinfetar (2 colheres e aplique puro – higienize e passe pano para secar)

5- Bicarbonato para desodorizar (1 colher e água – fazer uma pasta e aplicar – desodorize e passe pano para secar);

6- Limpar por fora, verificar a validade do filtro externo se houver, ligar a geladeira na energia e voltar com os alimentos, potes e utensílios.

Detalhamento das prateleiras:

Para acertar e ordenar onde cada alimento deve ficar acondicionado, costumo utilizar o pensamento das temperaturas: Alimentos mais sensíveis em cima, mais resistentes em baixo.

Mais em cima (prateleira ou gaveta superior): Vão os alimentos que precisam de forte refrigeração e estão prontos para comer: leite, iogurte, queijo, patê, antepasto, manteiga, requeijão, creme de leite e frios.

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-1

No meio pra cima: Espaço destinado aos alimentos preparados ou que sobram das refeições. Aqui vai tudo que está cozido em utensílios de vidro com tampa. É neste lugar que coloco os ovos.

No meio pra baixo: Lugar com média refrigeração onde reservo para aquela guloseima especial, sobremesa, gelatina, sementes, grãos e alimento cru (em pote de vidro bem fechado – carpaccio, peixe, carne a ser preparada no dia seguinte).

Gavetas: Separo um lado para frutas e outro para folhas e legumes. Prefiro utilizar divisórias ou cestas que delimitam o espaço para cada tipo de item. Visualmente fica bonito e facilita na hora de limpar.

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-3

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu

Porta: Coloco suco, refrigerante, água, queijo ralado, azeitona, mostarda, ketchup, molho inglês, shoyu, vinagre, condimentos em geral. E, se você gosta de ter sempre um espumante geladinho, este é o lugar certo, nunca deitado.

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-2

Também sugiro que os medicamentos fiquem nas prateleiras superiores da porta, longe do alcance das crianças.

Freezer: Acondiciono todos os alimentos a serem congelados. Ali também oriento ficarem os temperos preferidos, bem fechados, identificados com a data do corte e em potes de vidro (cheiro verde, cebolinha, alecrim, manjericão etc.). Todo o alimento congelado deve ter uma etiqueta com a data do congelamento.

Lembre-se, após descongelar uma vez o alimento, este não pode voltar ao freezer.

Segredinhos:

  • Todo alimento que precisa de cozimento em alta temperatura, como exemplo, o frango, oriento ficar na parte do meio para baixo, dentro de um utensílio de vidro para não ter a chance de contaminação cruzada dentro da geladeira.
  • Procure deixar tudo à vista, principalmente os alimentos que estragam rápido. Invista em utensílios transparentes de excelente vedação. O formato quadrado que permite empilhar é o melhor.
  • Nenhum tipo de lata ou afim deve ser guardado na geladeira. É imprescindível substituir por utensílios de vidro com tampa os alimentos como molho de tomate, ervilha, milho, sardinha, aspargos, etc.

Fechando com beleza: E, para concluir e dar um toque todo especial, nada mais gostoso que decorar e organizar a sua geladeira por fora.

E aqui vale tudo: Fotos, colecionáveis de viagem, desenhos, imãs e inspirações.

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-6

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-7

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-9

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-8

Organização_Geladeira-Mae_tipo_eu-5

Foi um prazer, grande beijo!

Anelise Torres

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:Organização da Geladeira

  1. Pri

    Excelente matéria! Prática, versátil e muito significante nas correrias do dia a dia. Obrigada!

    • Bruna Knijnik

      Bem fácil de aplicar, né?

  2. Janaína de Sá

    Adorei as dicas Ane,
    Preciso melhorar na organização da gaveta das verduras kkkk
    Eu utilizo hipoclorito ao invés do vinagre ( o mesmo para higienizar frutas e verduras). Outra coisa, sempre fico nervosa( receio de que possam vir a estragar) com os alimentos que saíram da geladeira para “aguardarem” a higienização e organização…. Coloco os mais sensíveis no freezer e o restante ???? Alguma dica ???
    Beijinho guria🍀

    • Bruna Knijnik

      Bom, né? EU tb preciso começar já!

Posts relacionados com esta matéria