Brincadeiras Sensoriais – Explorando os 5 sentidos

21 agosto, 2017
por:

Que brincar é uma das atividades mais importantes da infância todo mundo sabe, né? Mas as brincadeiras sensoriais são ainda mais, sabem porque? Por que, além das crianças se divertirem, com as atividades adequadas a gente ajuda os pequenos a estimularem e explorarem seus 5 sentidos, aguçar a inteligência e criatividade.

Os nossos sentidos são desenvolvidos desde a vida intrauterina. Depois de nascer, somos estimulados o tempo todo pelo mundo repleto de informações que chegam até nós através da visão, olfato, tato, audição, gustação e também com movimentos e posições do corpo. Querem saber como brincar com os sentidos?

Visão: Modificar o ambiente, trocar os móveis de lugar, alterar a luminosidade, colocar lâmpadas coloridas, usar lanternas para contar uma história, mostrar livrinhos com imagens grandes, fantoches, explorar a natureza, suas formas e cores.

Olfato: Sobre processar e discriminar odores. Brincar de vendar a criança e apresentar flores, alimentos e artigos com diferentes aromas para identificação, explorar a natureza e seus perfumes.

Tato: Aproveite a venda para tentar reconhecer um objeto no escuro, brincar de quente e frio com água morna e gelo, texturas (bacia com areia, pedras, gel de cabelo, creme corporal, farinha, grãos), massinha de modelar, estender plástico bolha no chão para que os pequenos engatinhem ou os maiores caminhem sobre ele com os pés descalços.

Audição: Como reconhecer e quais as reações aos sons, grave e agudo, identificar os sons da natureza (chuva, mar, vento, pássaros), balançar chaves próximo de um ouvido e do outro, mais alto e mais baixo, cantar e dançar, fazer vozes diferentes, brincar de travalíngua.

Paladar: Coloque em um prato alimentos com sabores doces, salgados, ácidos, azedos e brinque novamente com a venda nos olhos. Que tal também experimentar comidas com consistências e texturas diferentes? Dá para fazer uma grande bacia de gelatina com pedacinhos de frutas em formatos de cortadores de biscoito: coração, estrela, flor…

E aí, quem mais tem sugestões de brincadeiras legais para estimularmos os 5 sentidos dos nossos filhotes?

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria