Transição do berço para a cama

19 setembro, 2016
por:

 

A gente nunca sabe quando será o melhor momento para fazer a transição do berço para a cama, né? E há também a insegurança de não conseguir prever como o nosso filho irá reagir a tamanha mudança!

A rotina de dormir aqui em casa é sagrada, já sofreu alterações mas é sempre muito similar, foram evoluções de uma fase para a outra.

Como estava a rotina com o berço:

20:30 – Banho e Escovar os Dentes

20:45 – Pijama (no trocador)

20:50 – Já no escurinho, mamadeira no colo da mamãe (sentada na poltrona de amamentação) – E, normalmente, o Samuka já pegava no sono por aqui, era só colocar no berço. Caso ele não dormisse mamando, era só ficar mais um pouquinho no colo que adormecia.

Para o nosso apartamento novo, eu havia projetado um quarto de “menino grande”, com uma cama em forma de carro. Esperei um pouco o choque da mudança de casa passar e logo encomendei a cama. Confesso que estava cansada de ficar na poltrona, que também estava apertada para o Samuka dormir. Ah, e ele quase sempre caindo do trocador.

O berço do Samuka sendo desmontado no ap antigo

O berço do Samuka sendo desmontado no ap antigo

Então, a minha ideia era usar a cama de solteiro tanto para fazer ele dormir (deitando junto) como para fazer as trocas de fralda.

A cama chegou toda desmontada, em um dia da semana. Quando meu marido chegou, lá pelas 19h, resolvemos montar. O Samuka ficou junto o tempo todo, enlouquecido querendo “entrar” no carro.

Decidi que faria uma transição gradativa, começando pelas sonecas da tarde na cama nova, e as noites no berço (que ainda estava no quarto) por, pelo menos, uma semana. Porém, após o banho, deitei com o Samuka e ele adormeceu na cama. Fiquei com dó de tirá-lo de lá. E, para nossa surpresa, ele dormiu a noite toda! E ele nunca mais pediu para entrar no berço.

Foto dele dormindo na primeira noite (pela câmera de segurança)

Foto dele dormindo na primeira noite (pela câmera de segurança)

Porém, o problema hoje não está ao logo da noite e sim em pegar no sono. Estou com muita dificuldade de fazê-lo dormir e quero dicas!!!!!!!!!!!!! Nossa nova rotina está assim:

20:30 – Banho e Escovar os Dentes

20:45 – Pijama (na cama)

20:55 – Ele toma mamadeira sozinho na cama e eu deitada ao lado, já no escuro.

Mas agora, ele fica mais agitado e o que eu achei que seria mais fácil, está sendo muito mais difícil. Já tentei ficar ao lado dele, fora da cama, faço que estou dormindo, canto musiquinhas, invento histórias bem baixinho e nada! Tem dias que leva mais de uma hora para pegar no sono.

Com vocês também foi assim? Alguma boa dica para fazer os pequenos adormecerem nas caminhas???

O quarto pronto!

O quarto pronto!

 

 

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria