Sinais e sintomas do trabalho de parto

4 junho, 2015

trabalho-de-parto1

Chegou a hora de ir para a maternidade? Muita calma, pois os sinais de trabalho de parto podem surgir a partir das 37 semanas de gestação. Fique atenta para identificar se chegou mesmo a sua hora:

Contrações – É a atividade do útero que dá a sensação de cólica. Esta “dor” começa na parte inferior das costas (região lombar), estende-se para o pé da barriga e termina com o endurecimento de toda a barriga. A contração uterina é fundamental para que ocorra a dilatação do colo. Sem a dilatação, a criança não consegue sair.

As contrações aparecem esporadicamente e tornam-se gradativamente regulares e intensas. O intervalo entre as contrações diminui de 20 minutos para 3 minutos, e a duração de cada contração aumenta de 20 segundos para 60 segundos, conforme o trabalho de parto vai avançando. Você deve procurar o hospital (ou maternidade) quando apresentar 3 contrações a cada 10 minutos. É importante discutir com o profissional que cuidará de você para que tudo esteja combinado, nada de surpresas e ansiedade na hora H!

galeria-de-fotos-qzmp

Eliminação do tampão vaginal – Devido ao afinamento e início da dilatação do colo do útero, a mulher observa perda de uma secreção espessa, chamada tampão vaginal. Esta substância mucosa tem coloração esverdeada e apresenta pequenos filetes de sangue, sua função é fechar o orifício do colo durante toda a gestação. Quando o trabalho de parto se aproxima, ele sai espontaneamente.

Perda de água via vaginal (rompimento da bolsa) A perda de líquido via vaginal indica ruptura da bolsa das águas. Isto pode acontecer antes ou durante o trabalho de parto. A perda de líquido pode ser em grande quantidade (mais ou menos meio litro de água) ou pouca quantidade (sente a calcinha úmida). Quando você suspeitar de perda de líquido vá ou hospital ou avise seu médico para que ele possa tomar as providências necessárias.

Prepare-se para a hora do parto, será um momento inesquecível!

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Sinais e sintomas do trabalho de parto

  1. Lis

    Segue

Posts relacionados com esta matéria