Montagem de mesas café da manhã e brunch

6 junho, 2016

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu5

Todo dia podemos sair do automático e proporcionar momentos inesquecíveis a quem amamos no aconchego do lar. Foi pensando nisso que a Tempo de Organizar lançou o projeto “Inspiração”: Com o objetivo de facilitar a montagem de mesas para café da manhã/brunch, almoço, lanche e jantar com a louça e utensílios que cada um tem em sua própria casa.

E a partir deste projeto, criamos um passo-a- passo digno de um hotel estrelado para você se inspirar e fazer na sua casa:

A ambientação 

O primeiro passo é escolher onde vai apoiar e servir. Uma mesa redonda, oval, quadrada ou retangular. Pense em usar tudo que tem em casa para ambientar o lugar, sem medo de errar e precisar comprar nada. Abra o armário e olhe bem seus ítens. Retire de dentro das prateleiras e vá combinando por cores ou estilo. Solte a imaginação para decorar o ambiente.

Se o lugar é clean combine com acessórios coloridos, se for ao contrário, use ítens neutros. Outra idéia é definir um tema e arriscar toda sua criatividade. Alguns exemplos: Paris, retrô, cinema, fotos etc… Lembre que guardanapo e flores naturais são um toque a mais no ambiente e trazem frescor em qualquer composição.

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu3

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu2

 

Preparando a mesa

E na sequência da decoração vem a montagem da mesa.

O primeiro ítem a escolher é o que vai cobrir a mesa, uma toalha, uma passadeira ou americanos. Depende do que você planejou para o momento. E aqui vale a mesma regra, se vai ter colorido para cobrir a mesa, então escolha a louça mais neutra. Se a tolha vai ser clara, abuse no colorido.

Muito importante escolher o tipo de material. Louça de cerâmica é mais rústica, combina com sousplat de fibra natural ou artificial ou americano redondo de rattan. Louça de porcelana, requer um requinte ao seu redor, como talheres de prata, copo de cristal e acessórios refinados.

Lembre de separar pratos e talheres para as opções salgadas, outros para frutas e sobremesas!

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu4

 

Decidindo o menu 

Estes momentos não precisam de um menu super elaborado, mas algo que seja simples, com um toque diferente. Sugerimos porções pequenas, delicadas e variadas, para dar a impressão de um menu degustação. Algumas ideias:

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu

– Suco natural não pode faltar! Prefira a  fruta da estação para pensar esta etapa. Junho e julho são meses de: banana, carambola, caqui, côco, kiwi, maçã, mixirica e uva.

– Escolha um ítem doce e outro salgado para encantar:

Doce: bolo caseiro ( fubá, laranja, chocolate, formigueiro e iogurte), tapioca recheada ( mel com queijo, coco com queijo, peito de peru e amoras)

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu7

Salgado: torta (frango, palmito, queijo, ervas e peito peru), croissant (presunto e queijo, napolitano, 4 queijos), folhados ( ervas, palmito, berinjela, frango)

– Para os pães, sirva o tamanho mini e selecione 2 tipos: um farinha branca e outro integral (os pães ficam ótimos em cestinhas)

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu8

– Para acompanhar, frios, queijos e cereais. Também uma geléia, mel, adoçante, açúcar, doce de leite, patê, etc.

– Outra dica importante é: caso tenha ajuda na cozinha, pode servir Omelete e Panqueca. Estes são alimentos de preparo delicado, requer uma temperatura ideal de preparo e servir. Atente que podem frustrar o momento caso passem do ponto.

– As bebidas quentes aconchegam e combinam muito: Chocolate, chá, café e leite não pode faltar. Uma boa opção é escolher mini térmicas e pré-preparar.

Pequenos mimos e delicadezas dão um toque de carinho, como um bilhete, um laço de fita, uma foto no centro da mesa, cortar os alimentos com forminhas especiais como estas de coração:

Mesa_Cafe_manha-Mae_tipo_eu1

Desejo um lindo e especial início de dia!

Beijos

Anelise – Tempo de Organizar

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria