Escolha o Pilates como exercício na sua gravidez

4 setembro, 2017
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A gravidez é um período de muitas mudanças fisiológicas e hormonais. Durante esta fase, a mulher experimenta muitas alterações que podem ser minimizadas com a prática de uma atividade física adequada e bem orientada. O Pilates é uma excelente alternativa de exercícios para a fase gestacional. Isso porque o Pilates pode ser adaptado a cada caso, levando em consideração as particularidades de cada mamãe.

Por exemplo, uma dor lombar, já prévia à gestação, se não for bem acompanhada pode piorar muito no último trimestre decorrente do crescimento da barriga. O Pilates trabalha reforço muscular e estabilidade da coluna, o que neste caso é imprescindível para manter os desconfortos de coluna longe do período gestacional.

Outro fator a favor do Pilates é que os exercícios são de baixo impacto, portanto podem ser praticados do início ao final da gestação sem riscos para a mamãe e para o bebê. O Pilates trabalha todas as necessidades da gestante com uma variedade incrível de exercícios. Entre elas estão as questões respiratórias, posturais, ganho de força muscular e flexibilidade, estabilidade da coluna, tudo isso para um melhor período gestacional, livre de dores, e também para preparar para o parto normal, quando indicado.

O Pilates também ajuda na melhora da circulação e do sistema imunológico e ainda provê aumento nos níveis de energia e vitalidade.

O cuidado com o próprio corpo e a melhora da consciência corporal são fundamentais para que a futura mamãe possa curtir muito esse momento, desta forma, trazendo-lhe bem estar.

Após a gestação, é uma atividade física que pode ser praticada pela mamãe ajudando no retorno para o peso corporal anterior muito mais facilmente.

Por Rafaella Fontanella – fisioterapeuta e instrutora de pilates Crefito/5 131855-F, Porto Alegre – RS.

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