Dica: Organização de Brinquedos

1 janeiro, 2015

Oi mamães, hoje vamos organizar os brinquedos! Este post será dividido por partes, pois acho que devemos organizar de maneira bem diferente os brinquedos de crianças até dois anos e a partir dessa idade.

Organização de brinquedos de bebês até 2 anos: nesta idade, acho mais interessante deixar todos os brinquedos à mostra, para que eles sejam convidados a brincar, sejam atraídos pelas cores, formas e figuras. Todos devem estar à vista, não necessariamente a mão, pois isso vai depender do espaço disponível, mas quanto mais acessível melhor, para que seja um objeto de estimulação para a sua locomoção e habilidades motoras (usando a minha visão de fisioterapeuta, Rs!)

O ideal é ter prateleiras ou estantes baixas, ficando tudo à vista a e à mão, setorizados por tipo de brinquedo, como: de encaixe, de empilhar, bonecos, carros, bonecas, animais, bolas, musicais,… E os brinquedos pequenos ou peças soltas dentro de cestos ou caixas menores.

Para as crianças maiores de 2 anos que já conhecem bem seus brinquedos e procuram exatamente o que querem brincar, além das prateleiras e estantes, podemos usar cestos e caixas grandes para setorizar seus brinquedos, sempre identificando cada um com o nome ou a figura do tipo de brinquedo, sendo de fácil acesso e visualização.

Organização_Brinquedos-Mae_tipo_eu-2

Quem mora em um País que tenha a loja Ikea, pode encontrar este móvel acima, com bandejas plásticas em vários formatos e tamanhos. Sou apaixonada pela Ikea! Para quem está no Brasil, a Tok&Stock, Etna e Sam´s Club têm ótimas opções para criar uma verdadeira brinquedoteca em casa.

E não deixo de falar dos livros de leitura ou de colorir que são tão úteis. Se tiver um pedacinho na parede disponível, instale prateleiras porta livros, assim, eles ficam super fáceis de serem visualizados e ainda bem organizados. A altura ideal é a mais baixa possível, ou que esteja a mão do seu filhote.

Organizaçã_Brinquedos-Mae_tipo_eu-3

E para as crianças maiores, que já estão cheias de lápis, canetas, tesouras e afins, vale reservar um cantinho também pra esses itens, para não virar aquela bagunça de lápis quebrados, misturados e sem “funcionar”. Separe sempre por tipo de produto, isso ajuda além de achar fácil na hora em que procura, a conservar e ainda fica super fofo e decora o ambiente.

Organizaçã_Brinquedos-Mae_tipo_eu-1

Espero mais uma vez ter ajudado vocês. Qualquer coisa estou às ordens sempre! Alguma dúvida ou dica? Deixa seu recado ai!

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria