Dica: Como fazer uma entrevista para encontrar a babá ideal

1 junho, 2015
por:

Não é fácil encontrarmos uma pessoa para cuidar dos nossos filhos, né? Além de confiança, muitos outros fatores interferem nesta escolha. O perfil da candidata a babá é bem importante pois, ela precisa se encaixar no estilo de vida da família, para que não haja uma sensação de perda de privacidade na casa.

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Justamente pensando na nossa privacidade, eu tive muita dificuldade em aceitar a contratação de uma ajudante, e só tomei a decisão nos primeiros dias do Samuka em casa.

Como cheguei da maternidade sem babá (ou enfermeira) e sem experiência (rsrsrs), fiquei apavorada e logo quis procurar alguém. Óbvio que foi muito mais difícil! Se fosse hoje, eu teria feito diferente. Já ao final da gestação começaria a procurar, com calma, uma pessoa com todas as qualificações e perfil adequado.

Bom, independente do seu momento, assim como fiz para a entrevista do pediatra, gostaria de indicar aqui algumas perguntas que ajudam na hora de entrevistar uma babá e identificar o perfil da mesma:

  • Como você agiria em caso de febre?
  • Como você agiria em caso de acidente caso os pais não estivessem em casa?
  • O que você costuma fazer caso a criança não quisesse comer?
  • E quando chega a hora de dormir e a criança luta contra o sono, não quer deitar e os pais não estão em casa. O que fazer?
  • Como resolver a situação de duas ou mais crianças brigando por um brinquedo?
  • O que você costuma fazer caso uma criança desobedeça às ordens dadas pelos pais?
  • Se a criança estiver chorando, tocar a campainha e, nesse mesmo momento começa a chover e, as janelas estão e ainda por cima o telefone tocando insistentemente. O que faria primeiro?
  • Também gosto de perguntar sobre as experiências anteriores no detalhe, saber como era a rotina das crianças e as tarefas que ela desempenhava na residência.
  • Acho bem importante questionar o que ela sabe sobre as fases de desenvolvimento das crianças, e como faz para estimular em cada momento (leitura, DVD, brinquedos, músicas, etc.).
Entrevista_Babá_Ideal-Mae_tipo_eu-1

Fonte: Google Images

No dia da entrevista, esclareça bem sobre o trabalho que a babá desempenhará:

1) Horário de acordar e dormir (caso ela durma em casa);

2) Horário de chegada e saída para babás que não dormem;

3) Tarefas extras, caso tenha que fazer alguma coisa além do que é destinado a babá;

4) Folgas;

5) Feriados e viagens;

6) Refeições;

7) Dia do pagamento;

8) Condução;

9) Costumes da família.

Por fim, sugiro que faça um contrato com todos os detalhes acordados, para não haver dúvidas e desentendimentos. Existem alguns modelos na internet.

Boa sorte 🙂

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria