Cuidados com as mamas no período de amamentação

29 janeiro, 2015

Moms, super novidade: Temos uma nova colaboradora no blog, a Menu Materno. Empresa das enfermeiras Kelly Coca e Karla Marcacine, presta: consultoria a gestantes e mamães sobre parto, pós-partoamamentação e cuidados com o bebê (banho, treinamento de babás, colocam brincos). O serviço delas é maravilhoso, utilizei a consultoria de amamentação quando o Samuka nasceu e este período fluiu com muita naturalidade e sem dor. Super indico! As meninas escreverão mensalmente sobre todos estes assuntos que envolvem o mundo da maternidade e dos recém-nascidos. BEM VINDAS 🙂

Bom, vamos ao post!

Amamentação-Mae_tipo_eu

As mamas merecem muita atenção na fase da amamentação para a prevenção de desconfortos. Realize sempre:

Banho de sol nas mamas: O sol aumentará a pigmentação dos mamilos, e consequentemente sua resistência. A exposição deverá ocorrer por um tempo de 10 minutos. Durante a gestação somente a exposição dos mamilos. No pós-parto a exposição dos mamilos com a aplicação do colostro/leite na região areolomamilar. Atenção para os horários recomendados: Antes das 10 horas e após às 17 horas.

Teste de flexibilidade areolar: Antes de colocar a criança para mamar, realize este teste apertando levemente a região da aréola (parte escura da mama) para verificar se está macia. Caso a mama esteja cheia, retire um pouco de leite da aréola antes de oferecer o peito.

Hidratação da aréola e mamilo: Utilize o leite materno para hidratar os mamilos antes e depois de cada mamada.

Retirada da criança do peito: Ao término da mamada, retire o bebê do peito colocando um dedo no canto da boquinha dele para a liberação do vácuo que se forma durante a sucção, prevenindo assim a distensão do mamilo.

Massagem e ordenha de alívio: Verifique se alguma mama apresenta pontos doloridos ao término da mamada. Realize massagem na região dos pontos de dor e ordenhe o leite até perceber ausência da dor. A ordenha de conforto evita problemas como excesso de leite e inflamação nas mamas. Faça este procedimento após todas as mamadas e nos intervalos das mesmas caso apresente dor nas mamas. A massagem deve ser feita de forma circular com a palma da mão ou com todos os dedos juntos. Evite movimentos de alisamento na mama. Inicie o procedimento sempre nas proximidades da região areolar (utilizar os dedos em movimentos circular) e se necessário, para o restante da mama (utilizar a palma da mão em movimento circular).

Para realizar a ordenha, posicione o dedo polegar e indicador na linha da aréola (parte escura da mama) e faça movimentos de apertar e soltar. Evite que os dedos escorreguem da mama ou façam movimentos de ir e vir.

Em breve daremos mais detalhes como de como não errar na hora de amamentar.

Amamentação-2

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Cuidados com as mamas no período de amamentação

  1. Lis

    Segue e-mail

Posts relacionados com esta matéria