Problemas consequentes da amamentação

26 fevereiro, 2015

A amamentação é um ato aprendido, ao contrário do que muitos pensam! Daí, a importância de se preparar, fazer um treinamento específico durante a gestação para evitar os problemas comuns que podem ser enfrentados neste momento tão especial entre mamãe e bebê.

Mother breast feeding baby girl (0-3 months), close-up

O que pode ocorrer:

Bicos machucados: Um dos principais problemas durante a amamentação é o aparecimento de machucados nos mamilos. Isso geralmente ocorre porque a criança realiza apreensão inadequada do mamilo ou mantém posição inadequada durante a mamada. Se você está apresentando este problema, certifique-se de que não está se esquecendo de realizar os cuidados básicos:

– Teste de flexibilidade areolar: Antes de colocar o bebê para mamar, realize o teste de flexibilidade apertando levemente a região da aréola, assim, evitará que a criança pegue apenas o mamilo e continue machucando a mama.

– Hidratação da aréola e mamilo: Utilize o próprio leite materno para hidratar os mamilos, pois o leite ajudará na cicatrização da lesão.

– Posicionamento adequado do bebê: Posicione-o (a) de forma correta para que realize uma boa mamada, evitando puxar ou escorregar do peito, causando mais lesões nos mamilos.

Problemas_amamentação-Mae_tipo_eu-3

– Apreensão adequada do peito: Certifique-se de que seu bebê esteja pegando corretamente seu peito. Caso a criança pegue apenas o mamilo, você deve retirá-la do peito e tentar novamente, pois a pega correta inclui toda a aréola.

Problemas_amamentação-Mae_tipo_eu-2

– Retirada da criança do peito: Ao término da mamada, retire o baby do peito adequadamente.

– Realize banho de sol nos mamilos por 10 a 15 minutos em horários recomendados.

Mama dolorida e excesso de leite: Outro problema comum nesta fase é o ingurgitamento mamário, conhecido como “empedramento dos seios”. Evite este desconforto e problemas mais graves realizando massagem e ordenha ao apresentar dor nas mamas. Não espere que a dor fique intensa, pois isso pode piorar a situação e provocar muito desconforto.

Após e durante as mamadas, apalpe a mama e verifique se há algum ponto dolorido. Na presença de dor, realize uma massagem circular com a mão inteira nesta região. Posicione os dedos polegar e indicador na aréola em forma de pinça e ordenhe a mama a cada intervalo de massagem até que a dor desapareça.

Caso deseje utilizar bomba tira-leite, retire um pouco de leite da região areolar para evitar lesões nos mamilos.

Por hoje é só! Mês que vem tem mais…

Menu Materno: abraçando este ato com você.

Caso tenhas maiores dúvidas, entre em contato com a Menu Materno e veja a descrição de nossos serviços: www.menumaterno.com.br

 

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria