Como fazer os documentos das crianças?

22 setembro, 2016
por:

A primeira garantia de cidadania e direitos dos brasileiros é a Certidão de Nascimento. Esta, serve também como documento de identificação, e a criança deve ser registrada logo após seu nascimento.

No Brasil, ainda temos outros 2 documentos de identificação: RG (Registro Geral – carteira de identidade) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O RG é o documento básico de identificação civil no Brasil. Expedido pela Secretaria de Segurança Pública de cada Estado, contém o nome da pessoa, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto e impressão digital do polegar direito do cidadão e seu porte é obrigatório. Este documento é necessário para podermos tirar outros como: CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), por exemplo.

Documentos_Crianças-Mae_tipo_eu

Para emitir o RG, você deverá procurar o posto de identificação civil mais próximo (Delegacia de Polícia Civil) ou agendar um horário em uma unidade do Poupatempo para quem mora no Estado de São Paulo. Documentos necessários: 02 (duas) Fotografias originais iguais e de frente, no tamanho 3×4, colorida ou preto e branco e Certidão de Nascimento original e uma (01) cópia simples (na falta da original poderá ser apresentada uma cópia autenticada) e CPF caso queira que conste no RG.

O RG está com os dias contados, pois já está em vigor a lei para o documento unificado de identificação pessoal nacional. Este “novo RG” será chamado de Registro de Identidade Civil ou RIC e está em fase de implantação.

Já o CPF é o registro do cidadão na Receita Federal brasileira, possui um número único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão. Para cadastrar este número é muito simples e fácil, basta ir até uma Agência dos Correios (ou Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal) com os seguintes documentos: Carteira de identidade ou Certidão de Nascimento e documento de identificação de um dos pais. Tem o custo de R$ 5,70 e sai na hora.

Eu aproveitei para fazer estes documentos do Samuka quando estava de licença maternidade, pois temos mais tempo e disponibilidade. Fiz primeiro o CPF, pois queria que o mesmo constasse no RG.

Comente no Facebook

Os comentários estão fechados.

Posts relacionados com esta matéria