Benefícios que um cachorro pode trazer a uma criança – Por Stephanie Landim

6 setembro, 2016
por:

Oi moms! Temos uma nova parceria por aqui, com a Stephanie Landim do Blog Landog. A Sté vai falar sobre as relações de crianças com os cachorros e os benefícios que as mesmas trazem.

Cachorros_Crianças-Mae_Tipo_eu-1

Animais de estimação são parte integrante das nossas vidas e, para as crianças, um relacionamento próximo com um bichinho tem se mostrado benéfica estudo após estudo.

Para nossos pequenos, os animais são importantes pois proporcionam prazer e ajudam a desenvolver competências necessárias para a vida adulta.

Em alguns casos, as relações com os pets podem ser melhores do que a relação com algumas pessoas em termos de conforto, estima, apoio e confiança.

Os benefícios da posse do animal de estimação têm sido identificadas em áreas de desenvolvimento da criança, da harmonia familiar e até mesmo da saúde. Ter um relacionamento com um pet na infância pode ajudar a desenvolver habilidades como: responsabilidade, empatia, atitude solidária e comunicação.

Estudos têm demonstrado que crianças com animais têm maior auto-estima, melhoraram as habilidades sociais, conseguem se colocar no lugar dos outros e são mais propensos a serem fisicamente ativos e terem menos excesso de peso ou obesidade.

Cachorros_Crianças-Mae_Tipo_eu-2

Em termos de harmonia familiar, ter um cachorro também tem um efeito benéfico: As pesquisas mostram que as famílias com um animal de estimação gastam muito mais tempo interagindo, têm uma base para atividades divertidas e conversa amigável incluindo os temas importantes da vida.

Cachorros_Crianças-Mae_Tipo_eu-5

Uma pesquisa feita pela Universidade Luterana do Pacífico em Portland concluiu que o relacionamento com um cachorro depende, em parte, da qualidade de vida em casa. O estudo descobriu que, para as crianças que tinham estreitas relações de apoio com os pais, o animal de estimação reforçou a auto-estima e que o efeito foi mais forte quando as crianças tinham um relacionamento próximo dos pais.

Cachorros_Crianças-Mae_Tipo_eu-3

Porém, para as crianças que sofriam de negligência emocional, os animais de estimação assumiram outro papel: confidentes e um alívio para a solidão. Em certo sentido, os bichinhos se tornaram mães substitutas, disse o Dr. Yolande Michaels, um psicólogo em Venice, na Califórnia.

Para a saúde o relaxamento e alívio do estresse proporcionado pelo companheirismo dos animais também produz benefícios para os pais. Em comparação com os seus homólogos-pet menos, donos de animais: Tenha uma diminuição do risco de doença cardiovascular, têm menos doenças e menos reclamações.

E além de tudo: Ter cão pode ser uma experiência familiar deliciosa!

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Benefícios que um cachorro pode trazer a uma criança – Por Stephanie Landim

  1. Gerson

    Os cachorros são incríveis! Ótima postagem!

  2. Mário

    Amo cachorros e eles são incríveis para as crianças.

Posts relacionados com esta matéria