Quando devo trocar as mamadeiras e chupetas do bebê?

9 novembro, 2015
por:

Moms, além dos tamanhos de mamadeiras e bicos adequados para cada fase do bebê, vocês sabiam que devemos trocar os mesmos, periodicamente? Vejam algumas dicas.

Quando_trocar_mamadeiras_chupetas-Mae_tipo_eu

Se o seu bebê já toma fórmula, são necessárias entre quatro e seis mamadeiras de cada tamanho ou, dependendo da frequência da limpeza e esterilização. Eu sempre tive uma para cada mamada do dia, para garantir mamadeiras limpas sempre que necessário. Como existem inúmeras marcas, o ideal é seguir as instruções da embalagem. Porém, recomenda-se que as mamadeiras sejam trocadas a cada 6 meses ou caso apresentem rachaduras, deformações ou manchas.

Além deste período, as mamadeiras também podem ser trocadas devido aos tamanhos e idades, conforme indicação abaixo:

Até 125 ml (Recém Nascido)

Até 260 ml (De 1 a 12 meses)

Até 330 ml (Depende da criança) – Samuka mama 300ml somente à noite desde os 12 meses de idade.

A troca da mamadeira não suspende a esterilização, que é essencial após cada uso, já que uma legião de bactérias habita nos bicos e mamadeiras dos bebês. Assim, você previne sapinhos, infecções do sistema digestivo e diarreias, já que o sistema imunológico dos bebês é imaturo.

Quando_trocar_mamadeiras_chupetas-Mae_tipo_eu-1

Existem vários tipos de bicos e a maioria se encaixa em qualquer mamadeira. De látex ou de silicone (menos flexível, porém, mais resistente) e de vários formatos (ortodônticos, imitam o formato do mamilo). O tamanho do bico e largura do furo dependem da idade e do tipo de leite oferecido na mamadeira, para garantir o fluxo adequado (leite materno é mais fino, requer bico menor e a fórmula infantil é mais engrossada e pede um furo um pouco maior para não entupir). Dica: ao inverter a mamadeira, o líquido deve pingar continuamente, não rápido demais.

Leia sempre a embalagem para ver a indicação de uso e o tempo de troca, que varia de um a três meses. Os bicos são trocados com maior frequência pois possuem cantinhos e dobras que acumulam bactérias por serem mais difíceis de higienizar. Aqui, vale a mesma regra das mamadeiras: Além da necessidade do fluxo, troque sempre que houver sinal de degradação: furos, deformações, “grudentos”, manchas ou mudança de cor.

Tamanhos/ Tipos de Fluxo dos bicos de mamadeira (Avent):

Bico 1 – Possui apenas 1 furo e é indicado para recém-nascidos ou bebês que mamam no peito, pois neste caso, dificultam a mamada diminuindo a rejeição do peito.

Bico 2 – Possui 2 furos, fluxo lento, é indicado para bebês a partir de 1 mês pois não há risco de engasgos.

Bico 3 – Com 3 furos, já pode ser usado por bebês a partir dos 3 meses e possui fluxo médio.

Bico 4 – Tem 4 furos, fluxo rápido e indicado a partir dos 6 meses de idade.

Quando_trocar_mamadeiras_chupetas-Mae_tipo_eu-2

E as chupetas, assim como os bicos de mamadeiras, devem ser trocadas mensalmente. Estas sim, são uma grande morada de bactérias e vermes, pois muitas vezes vão ao chão, circulam nas mãos e até bocas de outras crianças. Mesmo lavando e esterilizando, a higiene não substitui a troca.

Leia sempre a indicação de idade na embalagem, pois cada marca possui um formato e tamanho para cada fase do bebê. Normalmente as chupetas são indicadas assim:

0 a 6 Meses

6 a 18 Meses

18 Meses ou Mais

Muitas mamães aproveitam o momento da compra do enxoval do bebê para fazer o estoque de mamadeiras e chupetas. Lembre-se de comprar para todas as idades.

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Quando devo trocar as mamadeiras e chupetas do bebê?

  1. jemimacrisguba

    Gostei muito das dicas.Obrigada

Posts relacionados com esta matéria