Festa Infantil nos Estados Unidos

10 outubro, 2017
por:

 

Simples? Para nós brasileiros, até pode ser. Mas, o grande objetivo de uma festa infantil nos Estados Unidos é a alegria do aniversariante com seus amigos, celebrar um dia especial. A frase clichê menos é mais impera e o importante não é o quanto se gasta, mas sim, o quanto as crianças se divertem.

Vamos para as grandes diferenças?

Local: Ao invés de buffets cheios de atrações (que nem existem aqui), as festas costumam acontecer em 3 locais: casa, parque público ou locais de ginástica para crianças (ex. My Gym), parques de cama elástica (trampolins), museus. Quando são feitas nestes últimos locais, as crianças usam o espaço para as atividades e há uma salinha reservada onde acontece o lanche e o parabéns.

Horário e Duração: Normalmente as festas infantis são realizadas à tarde e algumas pela manhã. Elas duram em torno de 1:30h a 2h. São mais curtas e funcionam assim: Pelo menos 1 hora de brincadeiras e 30min para lanche e parabéns. Sempre nesta ordem.

Decoração: Nada de super produção, mil balões, papelaria personalizada… Os americanos não se preocupam com isso. Decoram apenas a mesa do bolo com itens descartáveis comprados prontos em supermercados e lojas de festas como a Party City. Você compra tudo por tema e é bem prático – toalha, pratos, copos, guardanapos, alguns balões e só.

Comes e Bebes: Como sas festas são curtas, as crianças não comem durante as atividades, somente na hora do lanche. Sim, tudo acaba em pizza! Em 99% das festas o lanche servido é pizza (em torno de 1 a 2 fatias por criança), suco e água. Nada de doces decorados e salgados, para cantar o parabéns, um bolo simples (feito em casa ou comprado em supermercados), pode ter o tema da festa, mas não existe pasta americana ou bolos enormes. No máximo alguns cupcakes. Após o parabéns (que não tem palmas, apenas cantado), serve-se o bolo e tchau! Não tem garçom nem costumam oferecer bebida alcoólica.

Os pais são observadores, raramente comem, mesmo que tenha muita pizza, eles agradecem e tomam no máximo água.

Convite: Os finais de semana das famílias costumam ser movimentados, os convites são enviados com pelo menos 3 semanas de antecedência, normalmente impressos pois, nem sempre se tem o telefone ou e-mail dos pais dos colegas. Grupos de Whatsapp então, não existem! Além disso, sempre coloque o horário de início e de fim da festa.

RSVP e Thank You Note: É de praxe confirmar presença e enviar um cartão de agradecimento depois da festa.

Convidados: Poucos e próximos. Normalmente vemos em torno de 10 crianças, mas até 25 são convidados caso haja a turma da escola. Até uns 5/6 anos um dos pais acompanha o filho, dificilmente vemos o pai e a mãe. Após os 7 anos, as crianças já ficam sozinhas, eles chamam de “drop-off party” e pode ser indicado no convite. Irmãos não costumam ser levados, a não ser que também esteja especificado no convite.

Entretenimento: Se a festa for em casa ou no parque, o mais comum é alugar um pula-pula inflável, há também quem contrate um mágico ou alguém para vir fantasiado a caráter e também fazer pintura no rosto das crianças. Se for nos locais mencionados anteriormente, se usa a estrutura do espaço e às vezes tem um ou dois monitores.

Look: Como o objetivo da festa é diversão, a criançada usa roupa confortável. Nada de roupas chiques e engomadas, nada de penteados que não podem bagunçar. O negócio é brincar, pular, dançar!

Presentes: Os pais gastam em torno de U$20/25 em média nos presentes, que costumam ser brinquedos. Normalmente, não há embrulho ou pacote de presente, eles entregam em uma sacola temática com papel seda e um cartão (ás vezes nem tiram o preço!). Ah, os gifts cards (cartão presente) também são muito populares.

Lembrancinhas: Aqui também vale a simplicidade e baixo custo. Ao final da festa são entregues sacolinhas (favor bags) com “tranqueirinhas”, brinquedinhos simples, carimbos, bolha de sabão, adesivos, tatuagens, docinhos… Às vezes fazem saquinhos diferentes para meninos e meninas. Tudo isso também é encontrado na mesma loja de festas.

Custo: Vocês devem estar se perguntando quanto custa tudo isso? Não, nada de “mil” por aqui. Estas festas costumam custar entre U$200,00 a U$500,00, dependendo do local, número de convidados e pacote escolhido. Bom, né?

Resumo: Crianças entretidas, felizes, comem um lanchinho, brincam com seus amigos, recebem a lembrancinha e seguem embora contentes e cansadas para casa! O trabalho dos pais do aniversariante? Levar o filho para a festa e ao final, levar e abrir os presentes! (se a festa não for em sua casa, claro). Eu amei esta praticidade!

Sim gente, eu sei, existem exceções! Há os brasileiros que moram nos Estados Unidos que fazem festas mais elaboradas, com arcos de balões, personalizados, muitas atrações e comidas. Tem também todos os tipos de fornecedores (brasileiros também, claro) que fazem salgadinhos, docinhos e bolos de pasta americana 🙂 Democracia para todos os gostos!

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria