Dica: Ensinar a criança a ter um cofrinho

14 setembro, 2015
por:

Estes dias comprei um cofrinho para o quarto do Samuka mas fiquei pensando sobre qual seria a melhor idade para começar a ensiná-lo sobre dinheiro, para que serve e a importância de economizar.

Este foi o que eu comprei

Este foi o que eu comprei

Foi aí que achei um post muito bacana no blog da minha amiga Pérola: Por que Ter um Cofrinho em Casa??? 

Lá, ela conta que fez inúmeras pesquisas sobre o assunto e que além da brincadeira com o porquinho, a gente ensina ao filho o hábito de poupar. Quem não teve um cofrinho na infância? Nunca esqueceremos como é bacana vê-lo engordar, depois contar as moedinhas e poder comprar algo que escolhemos e desejamos. Tudo isso é muito gostoso e ensina um pouco de educação financeira.

O ideal é que o cofrinho tenha um tamanho de acordo com a idade, por exemplo: uma criança de 3 anos deve ter um cofrinho pequeno, pois a sua capacidade de esperar é diferente de uma criança de 5 anos. E tudo deve ser levado na brinacadeira, sempre!

No livro Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos (Ed. Gente), o autor Gustavo Cerbasi explica que: “O cofrinho significa para a criança a primeira oportunidade na vida de sonhar com a realização de conquistas financeiras e de colher frutos da disciplina cultivada durante alguns meses.” Se o aprendizado for levado para a vida adulta, pode-se vislumbrar boas possibilidades de saúde financeira.

Ah! Mais um detalhe, o legal é valorizar o hábito de poupar, colocar moeda no cofrinho e não o de gastar! E tenham cuidado com as moedas perto de crianças pequenas, fiquem de olho, pois tenho alguém aqui que adora colocar uma moedinha na boca!

Acho que vou começar a tentar com o Samuka após o aniversário dele, depois volto aqui para contar como foi a experiência!

Pérola, adorei a dica 🙂

Temos também um tradicional de porquinho aqui em casa

Temos também um tradicional de porquinho aqui em casa

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Dica: Ensinar a criança a ter um cofrinho

  1. Pérola

    Adorei o post, Bruna!!!! Obrigada!!!! Vamos ensinar nosso filhos a serem melhores que nós!!!!! beijos

    • Bruna Knijnik

      Hehehe é mérito seu, eu que adorei a ideia hehehe Bjs

Posts relacionados com esta matéria