Dica da Nutricionista: Atenção na Refeição

8 janeiro, 2015
por:

Realmente, é muito tentador ligar a TV ou pegar um brinquedo para fazer a criança se distrair e comer. Infelizmente, está errado. Os pequenos devem manter a concentração na alimentação pois, o que comemos e como comemos também é importante. Os pais (ou as babás) devem sair da zona de conforto, já que são educadores e devem praticar com seus filhos a educação nutricional inclusive. Sei o quanto isso é difícil, mas é o certo. Canções para acalmar a criança são úteis e podem ser usadas, principalmente se forem músicas ligadas aos alimentos como “O Que Que Tem na Sopa do Neném, da Palavra Cantada“, mas você também pode inventar suas próprias melodias de acordo com o momento. Brinquedos relacionados com a alimentação também pode ser uma ótima opção. Veja algumas sugestões abaixo:

 

A principal preocupação é ver a criança se alimentar. E se o meu filho não comer? Fazê-lo comer por comer não tem sentido. Se esforce, entretenha, mantenha a atenção. A criança sente fome, tente várias vezes. Se precisar, procure ajuda.

Nossos pequenos precisam experimentar todas as sensações da alimentação. Eles precisam vivenciar o olfato, a visão, o paladar, mastigar, sentir a consistência dos alimentos e ter prazer durante as refeições. Isso só é possível se eles derem a atenção que o alimento precisa. Este é um dos maiores ensinamentos que os pais podem deixar para os filhos. Isto é cuidado com a saúde.

Brinquedos como estes você encontra em Lojas On-Line como Mini Pop, Tangerina Brinquedos, Catavento Brinquedos, entre outras lojas de brinquedos educativos. Para quem vai viajar aos Estados Unidos, a marca Melissa & Doug tem ótimas opções de brinquedos educativos com preços melhores. No Brasil eles são bem caros.

Tags:

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria