Como fazer a higiene bucal dos bebês?

29 junho, 2015
por:

Sei que muitas mamães possuem dúvidas quando se trata da higiene bucal dos bebês. Por isso, pedi uma ajuda para a Dra. Luiza Lindenberg, odontopediatra do Samuka. Vejam as dicas:

Quando devo iniciar a limpeza da boca do meu bebê? Antes mesmo do nascimento dos dentes de leite. Limpe suavemente, duas vezes ao dia, as gengivas, bochechas e língua do bebê, procurando remover os restos de leite ou alimentos acumulados. Utilize para a limpeza uma gaze ou a ponta de uma fralda envolta no dedo indicador e embebida em água filtrada e fervida. Pode-se também usar as dedeiras, que são dispositivos especiais de borracha ou silicone com pequenas elevações imitando as cerdas de uma escova de dentes. Desta maneira, você estará preparando o ambiente ideal para a chegada dos futuros dentinhos e habituando o bebê ao ato da higiene bucal.

Higiene_Bucal_Bebes-Mae_tipo_eu-1

 

Dedeira de Silicone

Dedeira de Silicone

Como fazer a limpeza quando aparecer o primeiro dentinho? “Tem dente, tem escova”! Com a chegada dos dentes do bebê a limpeza deverá ser realizada utilizando-se uma escova dental, pois a gaze e a fralda não atingem determinadas superfícies dos dentes, principalmente quando nascerem os molares (dentes do fundo).

Higiene_Bucal_Bebes-Mae_tipo_eu-3

Como deve ser a escova para bebês? Deve ter a cabeça bem pequena e as cerdas macias. Há várias marcas de escovas infantis com essas características no mercado (Oral B Stages 1, MAM Baby, Colgate Baby, Curaprox Baby, etc.). Após utilizar a
escova, sempre guardá-la com as cerdas limpas e secas e trocá-la quando estiver com as cerdas deformadas (geralmente uns 3 meses).

 

E se o bebê não permitir que eu faça sua higiene bucal? Para que o bebê adquira o prazer de escovar os dentes é importante acostumá-lo à textura da escova de dentes através de brincadeiras ou deixando que ele ‘’escove’’ os dentes da mamãe e do papai. Aproveite também os momentos de higiene dos adultos para que o pequeno veja e
participe, pois eles adoram copiar. Para estimular o hábito da escovação dê a ele sua escovinha e deixe que ele tente imitá-lo. Uma boa sugestão é aproveitar a hora do banho para escovar também os dentes do bebê.

Devo usar pasta de dentes na escovação dos dentinhos? Sim. Os dentes do bebê deverão ser escovados utilizando creme dental com flúor e por um adulto, pois a quantidade de creme dental deverá ser mínima. Caso o bebê escove os dentes na creche ou na escola “sozinho” é recomendado que seja com uma pasta de dentes sem flúor.

Pasta Dental Sem Flúor Malvatrikids Baby - Blog Indica! Uso no Samuka!

Pasta Dental Sem Flúor Malvatrikids Baby – Blog Indica! Uso no Samuka!

Que quantidade de pasta devo utilizar? A quantidade a ser utilizada deverá ser mínima, equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru (0,1 g) apenas dando uma “lambuzadela” sobre as cerdas da escova, o que para o bebê já é suficiente. Quando o bebê começar a entender melhor, ensine-o a cuspir a pasta. Mesmo tendo um sabor
agradável, lembre-se de que a pasta não é um alimento. Também é importante que a pasta seja guardada longe do alcance das crianças, pois a ingestão acidental de grandes quantidades poderá ser tóxica.

Imagem ilustrativa - Seria a primeira escova. Fonte: Google images

Imagem ilustrativa – Seria a primeira escova. Fonte: Google images

Que cuidados devo ter quando o bebê estiver tomando algum remédio?
Muitos medicamentos infantis são apresentados na forma de xaropes contendo grande quantidade de açúcar para melhor aceitação pela criança. Enquanto durar o tratamento, redobre os cuidados com a higiene escovando mais vezes os dentinhos do seu filho.

Qual o melhor horário para realizar a higiene da boca do bebê? Sempre após as refeições principais, desde que se faça apenas um lanche entre elas. Determine por exemplo, três refeições do dia que terão higiene após, para que o bebê comece a ter o hábito dos horários de higiene bucal. Antes de dormir é fundamental para a eliminação dos resíduos alimentares durante a noite, que é um longo período. Assim, evita-se o surgimento de cáries precocemente.

Dra. Luiza Lindenberg
Odontopediatra

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Como fazer a higiene bucal dos bebês?

  1. Carol

    Amei as dicas!!! Mesmo embarcando na segunda viagem confesso que já tinha esquecido da higiene de bebezinho
    Obrigada!!!

    • Bruna Knijnik

      Oba, que bom!!! Sempre importante reciclar, né?

Posts relacionados com esta matéria