Como escolher a melhor mamadeira para seu bebê

22 fevereiro, 2016
por:

Existem muitos tipos e modelos de mamadeiras no mercado, e as mamães de primeira viagem ficam na dúvida de qual será a melhor mamadeira para o seu bebê. Primeira dica: Cuide ao fazer o enxoval, não compre grandes quantidades de nenhum modelo antes de experimentar pois, muitos bebês não se adaptam a alguns tipos de bicos, é importante testar.

Claro que o ideal seria não precisarmos utilizar mamadeira e sim, somente a amamentação materna, porém, como nem sempre é possível, espero que este post ajude a entender os produtos que temos a disposição.

Alguns tipos de mamadeiras:

  • Mamadeiras que evitam refluxo e cólicas: Com mecanismos para evitar que o bebê sugue ar enquanto mama pois, a ingestão de ar na mamada é um dos grandes vilões para a cólica e o refluxo. Porém, a utilização destas mamadeiras não garante que seu bebê não terá nenhum destes problemas. Mais uma dica para evitar a sucção de ar durante a mamada: Segure o bebê em um ângulo de mais ou menos 45 graus e mantenha a mamadeira inclinada com o fundo dela mais alta em relação ao rostinho da criança, garantindo assim que o bico esteja sempre cheio de leite e sem espaço para bolhas de ar.O modelo de mamadeira anti cólicas mais conhecido é este da Dr. Brown´s:

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-5

 

  • Mamadeira de fundo removível: Além de facilitar a limpeza, este modelo da marca MAM com fundo removível também possui sistema anti cólicas.

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-1

  • Mamadeiras com alças para segurar: Quando os bebês já conseguem segurar a mamadeira sozinhos, as alças externas podem facilitar. Existem modelos com alças e também alças vendidas separadamente para quase todas as marcas. Verifique se a marca de mamadeira que seu bebê mais gosta não possui este acessório para comprar. Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-2
  • Mamadeiras com Porta Fórmula acoplado: Este modelo da marca B. Box (importada) possui um recipiente de rosca em seu fundo onde você pode acondicionar o pó da fórmula para passeios. É prático.

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-3

  • Tipos de bicos: Existem os comuns (tradicionais), ortodônticos e os que se assemelham ao mamilo da mãe. Além do modelo, atente-se aos tamanhos de bicos e respectivos furos, que são indicados de acordo com a idade (Bico número 1 para 0 a 6 meses e também para bebês que mamam no peito pois, permite bem pouca passagem de leite dificultando a mamada e consequentemente a troca do peito pela mamadeira. A partir dos 6 meses, já é indicado o furo número 2) ou tipo de líquido a ser oferecido (Quase todas as marcas oferecem kits de mamadeiras com bicos de três tamanhos de furos de acordo com o fluxo de cada líquido: 1- para água, 2- para o leite e 3- para líquidos engrossados). Dica: Nunca corte ou fure o bico para sair mais líquido, isso pode causar sérios engasgos. A maioria dos bicos se encaixa em qualquer mamadeira.

Mamadeira MimijumiImita o seio da mãe. Comprei esta no enxoval de bebê do Samuka, ele gostou, mas ela vaza bastante, sai mais líquido e não é tão boa para higienizar. Acabei usando somente para suco. Fora que não se encontra fácil o bico no Brasil.

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu

 

Mamadeira Avent Pétala (Modelo novo) – Também inspirada no seio da mãe:

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-6

Mamadeira Avent – Um dos modelos mais procurados pelas mamães quando fazem o enxoval de seus bebês:

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-4

  • Material do bico: Existem bicos de látex (borracha) e silicone. O silicone é menos flexível que o látex  mas é o mais indicado por ser mais resistente e porque o látex é mais poroso, facilitando o acúmulo de resíduos.

 

  • Tamanho das mamadeiras: As mamadeiras mais comuns vêm em dois tamanhos: 120 ml e 240 ml, que servem para um bebê de até 6 meses mais ou menos. Mais próximo dos 12 meses, é mais indicada a mamadeira de 330ml.

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-6

Tipos_Mamadeiras-Mae_tipo_eu-7

  • Dica final sobre a esterilização: Deve ser feita sempre que houver o uso da mamadeira pois, o leite é um meio de cultura muito rico para bactérias e fácil de ser contaminado. Independente da idade da criança, o rigor na higienização da mamadeira deve ser o mesmo. E não se esqueça, troque os bicos a cada três meses.

 

Tags: , , ,

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentário:Como escolher a melhor mamadeira para seu bebê

  1. Luana

    Estava na duvida de qual mamadeira comprar e o post me ajudou muito, preferi comprar a avent ela é mais fácil de encontrar aqui no Brasil eu achei no site http://www.bebevestebem.com.br

  2. Aline

    Adorei as dicas sobre mamadeiras, minha filha vai fazer 4 meses e só mama no peito, mas de uns dias pra cá já não tenho leite como antes e ela não gosta nem da mamadeira e nem do complemento, vou ver se consigo comprar essa da avent pra ver se ela pega melhor.

  3. Rafaela

    Existe mamadeira de 150 ml?

  4. Bruna

    Que joia esse post. Gostei da mamadeira Chicco meu filho pegou bem o bico ..

  5. Luana Cristina Ferraz Gomes

    Meu bebê tem 6 meses qual mamadeira da avent devo comprar?

    • Bruna Knijnik

      Se você comprar a grande, irá durar mais! Vai trocando apenas os bicos. Bjs

Posts relacionados com esta matéria