Quando as crianças de hoje podem escolher, elas preferem brinquedos eletrônicos e tecnológicos da moda. Normalmente, estes produtos, praticamente brincam sozinhos, a criança vira intermediador ou assistente. Do contrário, os brinquedos educativos são mais simples, estimulam a criatividade, o raciocínio e divertem ao mesmo tempo que educam, propondo desafios. Eu escrevi sobre brinquedos que estimulam bebês até os 6 meses de vida. Viram? Porém, somente 20% do mercado nacional de brinquedos é formado pelos educativos.
Existe uma variedade enorme de brinquedos educativos, que nem sempre são encontrados nas redes de lojas de brinquedos de shoppings centers. São cubos e blocos coloridos, jogos de estratégia, fantoches, caleidoscópios, e muito “faz de conta” como casinhas, famílias de pano e madeira, pinos e outros itens de encaixe.
Mais baratos que os brinquedos modernos, os educativos auxiliam no desenvolvimento da criança a reconhecer cores, números (matemática), formas, letras (linguagem). Também ajudam na percepção de organização e estimulam o raciocínio lógico. Sem o apelo tecnológico, aguçam a criatividade e a curiosidade. Outros benefícios: noções de estratégia, vitória, derrota e ensinam à criança princípios de respeito.
Dentre os brinquedos educativos, existem os da linha Waldorf e Montessorianos:
A pedagogia Waldorf é uma linha decorrente das teorias do austríaco Rudolf Steiner, idealizador também da teoria antroposófica, que trabalha a formação do indivíduo promovendo uma integração entre o físico e o espiritual. A criança é estimulada a desenvolver uma forte ligação com a natureza, a realizar atividades de expressão corporal e artísticas, tudo buscando o auto-conhecimento. Então, os brinquedos Waldorf são feitos de materiais naturais (lã, algodão, madeira) e tem como função o estímulo à imaginação da criança. As bonecas, por exemplo, não são reproduções fiéis de bebês, apenas sugerem as feições e as partes anatômicas do corpo, para dar espaço à criança poder imaginar.
Método Montessori – Modelo educacional desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Seguindo a linha, os brinquedos montessorianos servem para ajudar a criança a conquistar o desenvolvimento que ela deseja perseguir, atendendo a três requisitos principais: a manipulação, o isolamento da dificuldade e o controle do erro. São brinquedos feitos para serem manipulados pela criança e para que ela se sinta a vontade com eles, não só para que aprenda conteúdos, mas para que desenvolva seus sentidos e sua percepção da realidade.O brinquedo é despretensioso, uma distração. As brincadeiras são mais sofisticadas, com jogos, tipo Memória.
Brinquedos Educativos por idade:
Bebês até um ano de vida – Brinquedos que desenvolvam sua coordenação motora: martelinhos, jogos de encaixe e bolas.
De 2 a 3 anos: Como as crianças identificam cores e formatos, opte por brinquedos com cores primárias.
De 4 a 5 Anos: Teatros, instrumentos musicais, letrinhas e números tornam-se boas ferramentas de pré-alfabetização.
Dos 6 aos 8 anos: Jogos pedagógicos para estimular o raciocínio – Dominós, jogos de perguntas e de estratégia.
Compre Brinquedos Educativos On-line:
Bazar das Arábias
Mini Pop
Casa da Educação
Dica final: Procure variar bem os brinquedos de sua criança, a fim de que ela desenvolva sua coordenação, psicomotricidade e inteligência.
Cleia
Muito bom, mas os preços? Sou professora alunos 4 anos
Luciana Carlos
Os brinquedos educativos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
Alessandra
Onde podemos comprar? Qual é o site?
Bruna Knijnik
Oi Alessandra, embaixo de cada foto tem o nome da loja. Bjs