7 motivos para visitar Inhotim com as crianças

20 novembro, 2015
por:

Localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, o Instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Além disso, o espaço funciona como Jardim Botânico, tendo uma imensa área verde e cenários maravilhosos.


Inhotim_Crianças-Mae_tipo_eu

Imagem: Wagner Cezar

E engana-se quem acha que este é um passeio apenas para adultos. Ele é, com certeza, um programa muito divertido e informativo para os pequenos também! Veja a seguir, sete motivos para aproveitar as férias escolares, ou mesmo um final de semana e, visitar o Instituto Inhotim com as crianças:

  1. Pelo seu imenso valor cultural: Dono de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo, o instituto é composto por um complexo museológico com diversos pavilhões e galerias, além de várias obras de arte e esculturas de artistas brasileiros e internacionais expostas ao ar livre.
  2. As crianças adoram interagir com as obras: A Galeria Cosmococa, cheia de atividades lúdicas e sensoriais, é uma das atrações preferidas da criançada. Lá, é possível pular em colchões de espuma, brincar com balões, deitar em redes coloridas, deslizar pelo chão e até se jogar em uma piscina.

Inhotim_Crianças-Mae_tipo_eu-1

Imagem: Gabriel de Andrade Fernandes

Outra instalação que faz sucesso é “Desvio para o Vermelho”, que consiste em uma casa inteira feita com objetos vermelhos. E ao lado dela está a sala com formato de labirinto “Através”, na qual tudo é transparente. Além dessas obras, também são populares entre os pequenos:

  • “A Origem da Obra de Arte”, da mineira Marilá Dardot
  • “O Som da Terra”, do norte-americano Doug Aitken
  • “Penetrável Magic-Square”, do carioca Hélio Oiticica
  • “By Means of a Sudden Intuitive Realization”, do dinamarquês Olafur Eliasson
  • “Forty Part Motet“, da canadense Janet Cardiff
  • “Beam drop”, do norte-americano Chris Burden
  • “Troca Troca”, do fluminense Jarbas Lopes
  • “Inmensa”, do carioca Cildo Meireles

E a visita fica ainda mais rica se você puder explicar para as crianças os conceitos das obras e detalhes da vida dos artistas que as criaram, usando recursos como uma historinha infantil curta, ou mesmo mapas e tablets.

3. O paisagismo do local é simplesmente impecável: A propriedade ainda abriga um grande acervo botânico, com foco nas espécies nativas. É simplesmente uma delícia percorrer as trilhas entre belos jardins, florestas e ambientes rurais, encontrando pelo caminho flores, bichos, árvores centenárias, lagos, montanhas e vales. Uma verdadeira aula de ecologia para a criançada!

Inhotim_Crianças-Mae_tipo_eu-2

Imagem: Wagner Cezar

4. Vocês podem fazer o trajeto em carros elétricos: É impossível conhecer Inhotim inteiro em um único dia, ainda mais com crianças. Ao todo, são 110 hectares abertos à visitação e centenas de obras em exposição para serem vistas. Porém, a tarefa fica mais fácil se vocês alugarem um carrinho elétrico, tipo aqueles usados no golfe, para se locomoverem mais facilmente pelo parque.

5. Dá para experimentar as delícias da culinária mineira: O espaço também conta com dois restaurantes, nos quais é possível experimentar quitutes da culinária mineira, bem como cafés, lanchonetes e uma pizzaria. Vale dar uma passada no cachorro-quente próximo à galeria de Adriana Varejão, que conta com mesas e bancos para um piquenique no jardim.

6. É possível esticar o final de semana pela região: Cravado na Serra da Moeda, existem várias opções de hotéis-fazenda bacanas próximos a Inhotim, cheios de atividades como cavalgada, tirolesa e mesmo leitura de história infantil. O instituto também está a apenas 60 Km de Belo Horizonte, sendo superfácil de dar uma esticadinha para conhecer melhor a capital mineira.

Inhotim_Crianças-Mae_tipo_eu-3

Imagem: Casa Fora do Eixo Minas

7. Porque é o programa perfeito para se fazer em família: O espaço tem um balanço perfeito entre arte, natureza e gastronomia, sendo uma ótima opção de programa para viajar em família e aproveitar momentos preciosos juntos. Quem precisa de Disney com o Inhotim aqui do lado?

Serviço:

Instituto Inhotim

Endereço: Rua B, 20 – Brumadinho/MG – CEP 35460-000

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30.

Telefone: (31) 3571-9700

Site: www.inhotim.org.br

E aí, você acha que vale a pena programar uma viagem para visitar o Instituto Inhotim com os seus filhos? Deixe os seu comentários abaixo!

Por: Cecilia Gibson – Mavens of London

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria