10 Habilidades para aprender antes dos 10 anos

8 agosto, 2017
por:

Li uma matéria bem legal na revista South Florida Parenting e resolvi compartilhar este check-list com vocês. Aqui, eles sugerem 10 habilidades para as crianças aprenderem antes de completar 10 anos. O que acham?

  1. Tarefas Domésticas Básicas: Ensinar os pequenos desde cedo a arrumar a cama, colocar roupa suja no cesto, colocar louça na máquina de lavar, ajudar a arrumar a lancheira.
  2. Segurança Pessoal: Olhar para os lados antes de atravessar a rua, andar sempre pela calçada, não aceitar doces nem falar com estranhos, ensinar os perigos na internet, ligar para 911 em caso de emergência.
  3. Higiene Pessoal: Uma criança de 10 anos já deve saber a importância da higiene e como cuidar do seu corpo e cabelos. Banho, lavar as mãos e o rosto, escovar os dentes.
  4. Economizar: Aos 10 anos já podemos ensinar a criança a pesquisar o melhor preço e negociar algo que ela queira comprar. Para os pequenos, podemos ensinar a economizar para comprar um brinquedo desejado. Um cofrinho é um bom começo.
  5. Solução de Problemas: Que criança não recorre a um adulto quando se depara com um problema? Ao invés de darmos a solução, vamos resolver juntos! Podemos também apresentar cenários, acompanhar o pequeno para dar segurança na hora de resolver um conflito.
  6. Valorizar Trabalho Duro: As crianças devem saber que tudo custa dinheiro e este é fruto de trabalho duro. Os ganhos são consequência de dedicação e estudar é um bom exemplo para se começar.
  7. Etiqueta e Bom Comportamento: Saber se comunicar ao telefone, dar bom dia, cumprimentar, dizer obrigado, por favor, agradecer presentes, participar de esportes e aprender a falar em público.
  8. Respeitar o Próximo: Tratar os outros como gostaria de ser tratado. Saber cuidar de alguém, de uma planta ou um bichinho de estimação. Isso mostra responsabilidade e altruísmo.
  9. Cuidados Fora de Casa: Esta foi difícil traduzir (Outdoor Skills). Trata de segurança na rua, como usar um mapa, algumas placas de sinalização, plantas e animais venenosos, água (cuidar perto de lagos e piscinas).
  10. Hábitos Saudáveis: Ensinar os benefícios de uma alimentação saudável e prática de exercícios. Além de saberem reconhecer quando não se sentem bem. Bons hábitos de sono entram aqui também.

Já vou começar o check-list aqui em casa, cedo, mas já vamos plantando as sementinhas!

Fonte: www.southfloridaparenting.com

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria