Praças e Parques (passeio ao ar livre em São Paulo)

3 junho, 2016
por:

Depois que viramos mães nos preocupamos muito para que nossos filhos tenham contato com a natureza, animais, passeiem ao ar livre, não é? Estou sempre pesquisando praças e parques para levar o Samuka aqui em São Paulo. Adoro fazer um piquenique, deitar na grama e olhar o céu e vê-lo brincar e correr! Vou listar aqui alguns que já pesquisei, não fui em todos, muitos estão na minha listinha para conhecer!

Parque Burle Marx – Meu favorito! Parque lindo, com casa tombada, paisagismo maravilhoso, lago com peixes e patos, brinquedão de madeira, horta, pista de caminhada e o mais fofo: macaquinhos nas árvores! Normalmente há foodtrucks no estacionamento e barraquinha de água de coco, é bom levar um lanchinho. Não podem ir cachorros. Tem estacionamento (pago) e banheiros. Muito usado para fotos de gestantes e Smash the Cake. Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Panamby, SP.

burle

casulo

Parque do Povo – Muito bem localizado e com excelente playground, muitos brinquedos e nos finais de semana sempre tem alguma apresentação de palhaços, músicos e festas infantis com piquenique. Tem banheiro. Pontos negativos: Não é muito arborizado, pode ficar quente e não tem estacionamento. Dá para estacionar no shopping JK e alugar uma bike para completar o passeio. Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi, SP.

parquedopovo1

parquedopovo

Parque Villa Lobos -Clássico! Parque enorme e repleto de espaços e atividades: quadras poliesportivas, aluguel de bicicletas e patins, playground, biblioteca. Tem estacionamento grátis no local, banheiros e lanchonete. Ponto negativo: não é arborizado, pode ficar muito quente. Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 11 – Pinheiros, SP.

parquevillalobos_parquinho_da_figueira_credito_evandro_monteiro

Parque Ibirapuera – Ponto turístico de São Paulo, dispensa apresentações, né? O parque mais famoso da cidade não é dos meus favoritos (não me matem!) pois, acho muito grande e muito cheio. Mas é repleto de espaços e segredos, adoro o Jardim Japonês. Tem toda a estrutura (banheiros, estacionamento), além de planetário, museus, fontes, lagos com patos e peixes, pista de cooper e parquinho. Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, SP.

Lago do Ibirapuera

Lago do Ibirapuera

Jardim Botânico – Acreditam que eu ainda não fui? Amo jardins botânicos e preciso muito ir conhecer! São 143 hectares com várias espécies vegetais e duas estufas (uma com plantas típicas da mata atlântica e a outra destinada a exposições temporárias). Não tem playground mas é um lindo passeio e também bom para um piquenique. Av. Miguel Estéfno, 3687 – Vila Água Funda, SP.

JardimBotânicoDeSãoPaulo

Horto Florestal (Parque Estadual Alberto Löfgren) – Extensas áreas de Mata Atlântica e diversas opções de recreação e lazer, inclusive parquinho. Tem também Quadra Poliesportiva, Campo de Futebol, Fraldário, Sanitários e Estacionamento. R. do Horto, 931 – Horto Florestal, SP.

horto-florestal-playground

Parque Alfredo Volpi – uma área de preservação ambiental. Nessa época, era conhecido como Bosque do Morumbi. pistas de cooper e caminhada, trilha em mata fechada, três lagos, além de alguns aparelhos de ginástica e playground. preguiças e saguis, e cerca de 70 aves, que incluem cinco espécies de papagaios. Av. Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi, SP.

alfredo_volpi_caio_pimenta_05

Parque Severo Gomes – Em uma tranquila área residencial, é um parque frequentado por famílias com crianças, pois tem playgrond, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha para caminhadas, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, bicicletário e uma minibiblioteca de livros infantis. Não há lanchonete. Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta, SP.

severogomes

Parque da Aclimação – Não conheço ainda. Há parquinho para as crianças, jardim japonês com espelho d’água e biblioteca. Fica na Rua Muniz de Souza, 1119 – Liberdade, SP. aclimacao

Parque da Água Branca – Este tradiocional parque é famoso por sua feira de orgânicos. Para as crianças tem trenzinho, playground, galinhas e patos soltos pelo parque, aquário (simples), espaço de leitura com contação de histórias, teatro e oficinas (informar-se no site). Rua Francisco matarazzo, 455 – Barra Funda, SP.

agua-brana

agua-branca

Parque Barragem do Guarapiranga –  Inaugurado em 2010, circunda a represa de Guarapiranga e pode-se observar barcos e aves. Tem pista de caminhada, campo de futebol, playground infantil, aparelhos de alongamento, ciclovia, horta-escola, praça e píer. Ponto negativo: Pouco arborizado e não há lanchonetes. Av. Dr. Caetano Petraglia Sobrinho, 41, acesso pela avenida Atlântica.

barragem do guarapiranga

Parque ou Praça Buenos Aires – Tradicional praça muito frequentada pelos moradores do bairro Higienópolis, possui playground, cercado para cachorros, chafariz e muitas árvoeres. Não há estrutura de lanchonete, banheiros nem estacionamento. Av Angélica, 1500 – Higienópolis, SP.

parque-buenos-aires

Praça Pereira Coutinho – Pequena praça no bairro Vila Nova Conceição, muito frequentada pelas crianças do bairro e famosa por ser a “praça das babás“. Com brinquedos de madeira para crianças de até 7 anos, tem seu playground cercado e com tanque de areia. Não há estrutura de lanchonete, banheiros nem estacionamento. Dica: Aproveite para almoçar no delicioso restaurante Le Manjue Organique, onde há papinhas orgânicas. Rua Domingos Fernandes, s/n – Vila Nova Conceição, SP.

pereira

Praça Victor Civita – Inaugurada em 2008 é um espaço todo pensado para atividades de educação ambiental, exercícios físicos e atrações culturais (como shows e orquestras) e tem atividades regulares diariamente como Ioga e Pilates, cursos de línguas, pintura, dança, contação de histórias e shows. Conferir programação no site: pracavictorcivita.abril.com.br. Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros, SP.

victor

Praça Doutor João Ernesto Faggin – Não conheço esta praça famosa por sua paineira frondosa, brinquedos para crianças de até 4 anos (escorregador, balanços e tanque de areia). É ponto de encontro de mães e babás com crianças. Rua Girassol, s/n – Pinheiros, SP.

Pra_a_Doutor_Jo_o_Ernesto_Faggin

Adalbertolândia – Em 1969 o publicitário Adalberto Costa de Campos Bueno teve a ideia de construir um parquinho para que as crianças do bairro tivessem um lugar onde pudessem se reunir e brincar. Batizado de “Adalbertolândia”, o espaço abriga árvores frutíferas, brinquedos artesanais (casa da árvore, gangorra, balanço, um lindo carrossel de madeira e as misteriosas trilhas “escondidas” onde meninos e meninas podem se divertir por horas e horas). Rua Paulino Longo com Rua Plínio de Moraes, Sumaré, SP.

EXPEDIÇAO METROPOLE

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados com esta matéria