Brincadeiras de Páscoa

14 março, 2016
por:

Páscoa 2016 chegando (Será no Domingo, dia 27 de Abril) e este será o primeiro ano em que irei fazer uma caça ao ovo em casa para o Samuka pois, até o ano passado ele não entendia.

Além desta tradição, vou dar algumas dicas de brincadeiras de Páscoa para divertirmos as crianças.

A Caça aos Ovos pode ser feita para apenas uma criança dentro de casa, como para um grupo de crianças ao ar livre. Eu optei por fazer somente para o Samuka dentro de casa, então, comprei patinhas de coelho adesivas para fazer pegadas no chão indicando o caminho onde estará escondido o ninho. Você também pode recortar as pegadas ou, se seu piso for escuro, pode fazer com farinha ou talco. Na noite anterior, explique ao seu filho que o Coelho da Páscoa irá aparecer em casa durante a noite e que vocês devem preparar algumas “armadilha”. Deixe pedaços de cenoura espalhados para agradar o coelho (na manhã seguinte as cenouras podem ter desaparecido ou terem pedacinhos comidos). Esconda ovos com nível de dificuldade de acordo com a idade do seu filho e dê pistas para que ele os encontre. Se a criança já souber ler, plaquinhas podem ser colocadas indicando as pistas. Esta brincadeira deixa uma deliciosa memória da infância.

 

Imagem: Google

Imagem: Google

Contagem de Ovos: Coloque vários ovinhos bem pequenos em cestas e organize as crianças em equipes. Quem contar mais rapidamente é o vencedor e leva o prêmio (um cesto com todos os ovinhos).

Contando os Ovos

Contando os Ovos

Corrida do Ovo: No quintal, as crianças deverão levar ovos cozidos em uma colher de um lado a outro sem deixar que eles caiam. Faça um trajeto com indicação de linha de chegada, coloque obstáculos. Como prêmio, quem chegar primeiro sem derrubar o ovo ganha um ovo de Páscoa.

corrida_de_ovos

Coelhinho sai da toca: Divida as crianças em grupos de três e peça que formem um grande círculo. De cada três, dois ficam um na frente do outro, dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio, embaixo dos braços unidos dos amigos, fazendo o papel de um coelho dentro da toca. No centro do círculo ficará uma única criança, que será um coelho solitário. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: “Coelhinho, sai da toca!”. Nessa hora, todos saem de suas tocas e aquele que estava no círculo também, procurando uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira continua.

Corrida de coelhos: Dividida as crianças em duas ou mais equipes. Marque com giz a linha de saída/chegada e com cones o ponto de retorno. As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha. Ao sinal, a primeira criança de cada equipe, deverá sair saltando como um coelhinho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciará o processo, até a última. Vence a equipe que terminar primeiro.

Brincadeiras_Páscoa-Mae_tipo_eu-5

Rabo do coelho: Desenhe um coelho de lado em uma cartolina e coloque um pompom feito de lã ou outro material com fita crepe no lugar do rabinho. Faça uma venda para os olhos. O coelho deve ser fixado na parede e os participantes, com olhos vendados, deverão encaixar o rabo do coelho no lugar certo.

Rabo do Coelho

Rabo do Coelho

Rabo do Coelho

Quem é o Coelho? Corte um pedaço de papel para cada criança e escreva em um deles “Coelho”, e nos demais, nomes de outros animais. Dobre os papéis e entregue um para cada uma. Coloque bombons sobre uma mesa. O participante que pegar o papel de “Coelho” deve piscar discretamente a um amigo por vez e aquele que receber a piscada deve ir para a mesa, pegar um bombom e dizer: “Eu sou um gato (por exemplo) e eu ganhei um bombom do Coelho. Quem descobrir primeiro quem é o Coelho é antes de receber uma piscada fica com todos os bombons!

 

 

 

 

Comente no Facebook

Comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Brincadeiras de Páscoa

  1. Camila Trevisan

    Que post fofo! Amei. Que saudades desse tipo de coisa <3

    • Bruna Knijnik

      Oi Camila, que fofa você, hehehe.
      Pois é, também me deu saudades 🙂 Ainda bem que agora temos nossos pequenos para repetir a dose! Bjs

Posts relacionados com esta matéria